COPA ITALICUS

COPA ITALICUS

REGULAMENTO COPA ITALICUS 2011




                  13º COPA ITALICUS DE FUTEBOL - 2011

Regulamento

ARTIGO 1º - A 13 ª Copa Italicus tem inicio previsto para 02/04 ou 03/04 será disputada pelas Escolas que participarem e aprovarem em reunião a formula da competição.

ARTIGO 2º - As inscrições serão aceitas mediante o pagamento de R$ 100.00 (cem reais)para a Escola que entrar com as 4 categorias, quem entrar com menos categorias terão valores diferentes de acordo com a tabela que segue abaixo:
 
3 categorias: mesmo valor (400.00)
2 categorias: valor (300.00)

Faixa Etária e Categorias para o Campeonato:
Juvenil – 94/95
Infantil – 96/97
Mirim – 98/99
Dente de leite – 2000/2001

ARTIGO 3º - A direção do Campeonato será exercida pelo professor Edson Maciel, que será o responsável direto pelo sucesso do evento.

EQUIPE - ATLETA

ARTIGO 4º - Para poder participar da competição o atleta deverá apresentar o registro de identidade ou protocolo com foto carimbada pelo Instituto de identificação, e também valerá como documentação para participar do campeonato carteira de trabalho e passaporte . Também o atleta para participar do jogo do final de semana terá que ser registrado, na sumula que a organização do campeonato mandará no dia do jogo pelo representante oficial da Copa Italicus.
A sumula para cada categoria terá o numero Maximo de 25 atletas que poderão ser inscritos ao longo de todo campeonato, fechado os 25 atletas não poderá inscrever mais nenhum atleta. Caso algum aluno - atleta durante a competição mude de endereço, não queira mais participar da equipe a qual ele pertence por algum motivo qualquer, como ele estará registrado em sumula por determinada escola, (esta escola não poderá inscrever outro atleta em seu lugar se a mesma já tenha seu numero Maximo de alunos inscritos.
 


ARTIGO 5º - ACORDO ENTRE PROFESSORES: Perante a comissão organizadora não existe acordo e sim o que manda é o que foi colocado em regulamento, discutido, analisado entre todas as escolas e assumido mediante assinatura do responsável pela Instituição.





ARTIGO 6º - É proibida a participação de um atleta de uma escolinha em outra escola. A escolinha que estiver cometendo esta infração perderá todos os pontos das partidas que este atleta esteja envolvido, e o atleta será eliminado da competição.
 


ARTIGO 7º - Cada equipe poderá relacionar no maximo 20 atletas por jogo, podendo ser feita no maximo 09 substituições durante toda a partida. No banco de reserva poderá ter no maximo 02 professores por equipe.
 


ARTIGO 8º - No fim da primeira fase e antes do inicio da segunda fase, as escolas participantes não poderão registrar mais atletas. Todos os atletas que estiverem devidamente relacionados em suas categorias para a segunda fase,
poderão participar em outra categoria, sem qualquer tipo de problema desde que a categoria seja da mais nova para a mais velha.




SISTEMA DA COMPETIÇÃO
 

ARTIGO 9º - A competição terá de 12 a 16 escolas. As escolas jogaram entre si em turno único classificando as quatro melhores equipes para as semifinais.
 
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OBSERVAÇÃO: DESISTÊNCIA DE ALGUMA ESCOLA DURANTE A COMPETIÇÃO: todos os resultados serão alterados, consolidando vitória a todos os participantes do campeonato pelo placar de 1x0.

Caso haja empate no numero de pontos ganhos os critérios para o desempate serão:
1º - Maior numero de vitórias;
2º - Saldo de gols;
3º - Maior numero de gols marcados;
4º - Menor numero de gols sofridos;
5º - Confronto direto;
6º - Sorteio;


ARTIGO 10º - SEMIFINAIS, sabendo que a competição ao seu final apontará as 4 melhores equipe de cada categoria para os jogos de semifinais, sendo que no cruzamento olímpico jogaram 1º x 4º e o 2º x 3º (campos e locais serão definidos pela organização do campeonato)
 

GRANDE FINAL – Locais definidos pela organização.
Também valerá o saldo de gols para conhecer o campeão, lembrando que sempre as equipes que realizaram melhor campanha jogarão por dois resultados iguais na decisão.
 

3º LUGARES – Serão somados todos os pontos das escolas desclassificadas nas semifinais de todos os jogos realizados durante toda a competição (dividido por categoria) desta forma será apontado o terceiro colocado do campeonato.
 


ARTIGO 11º - Os jogos serão realizados nos finais de semana em locais e datas a serem divulgados na reunião final.

ARTIGO 12º - As rodadas sempre serão alternadas de 15 (quinze) em 15 (quinze) dias, com uma tabela dirigida e que terá que ser obedecida.

ARTIGO 13º - Os jogos seguirão rigorosamente a tabela e não haverá cancelamento de jogos, salvo em casos extremos; chuvas.
 
- Com relação à tabela segue as seguintes orientações:
1) Seguir a tabela com seriedade e responsabilidade;
2) Se a Escola mandante por algum motivo não puder realizar o seu jogo na data estabelecida na tabela, perderá o mando de jogo ;
3) Se não houver nenhuma possibilidade da realização deste jogo da forma colocada acima às duas Escolas não somaram pontos, pois não acontecerá a partida;
 
OBSERVAÇÃO – As rodadas terão que serem acertadas no maximo até terça-feira que antecede a rodada do fim de semana, através da equipe mandante.


ARTIGO 14º - Os horários de inicio dos jogos em todas as rodadas serão os seguintes:

HORÁRIOS (4 CATEGORIAS) HORÁRIOS (4 CATEGORIAS)
 

Manhã: Tarde:
1º jogo – 8:45 h (tolerância de 15 min) 1º jogo – 13:15 h (tolerância de 15 min)
2º jogo – 10:00 h (sem tolerância) 2º jogo – 15:00 h (sem tolerância)
 
3º jogo – 11:00 h (sem tolerância) 3º jogo – 16:00 h (sem tolerância)
4º jogo – 12:00 h (sem tolerância) 4º jogo – 17:00 h (sem tolerância)



HORÁRIOS (3 CATEGORIAS) HORÁRIOS (3 CATEGORIAS)
1º jogo – 8:45 h (tolerância de 15 min) 1º jogo – 14:00 h (tolerância de 15 min)
2º jogo – 10:00 h (sem tolerância) 2º jogo – 15:00 h (sem tolerância)
 
3º jogo – 11:00 h (sem tolerância) 3º jogo – 16:00 h (sem tolerância)


ARTIGO 15º - A equipe que não comparecer no horário previsto de cada jogo com o mínimo de sete atletas perderá os pontos por WO. Dois WO no campeonato causará a eliminação da escola. A equipe que não compareceu para este compromisso e quiser dar seqüência na competição só poderá mediante o pagamento da taxa de arbitragem desta partida que não se realizou (WO).
 

ARTIGO 16º - Cada partida terá dois tempos com intervalos de 5 minutos, seguindo critério abaixo:
MANHÃ TARDE
1º jogo – Dente 20 min x 20 min 1º jogo – Juvenil 30 min x 30 min
2º jogo – Mirim 25 min x 25 min 2º jogo – Infantil 30 min x 30 min
 
3º jogo – Infantil 30 min x 30 min 3º jogo – Mirim 25 min x 25 min
4º jogo – Juvenil 30 min x 30 min 4º jogo – Dente 20 min x 20 min
 


DISCIPLINA – CARTÕES

ARTIGO 17º - Cartão amarelo não terá nenhum efeito acumulativo;

ARTIGO 18º - Cartão vermelho o atleta sairá no exato momento da expulsão e terá a necessidade de cumprir uma partida de suspensão, em todas as categorias. O atleta expulso no final de semana, não poderá jogar no final de semana seguinte em nenhuma outra categoria.

ARBITRAGEM – 1ª FASE

ARTIGO 19º - A taxa de arbitragem para a 1ª fase dependerá do numero de categorias envolvidas na rodada e deverá ser paga diretamente para o representante do jogo, após a realização dos jogos,
 
Aqui segue os valores:
1° (Ex: 1 arbitro)

1 ARBITRO
4 categorias– 60.00 (por escola envolvida – total de – 120.00 (cento vinte reais).
3 categorias- 45.00 (por escola envolvida total de 90.00 (noventa reais)
 
2 categorias – 35.00 (por escola envolvida total de 70.00 (setenta reais)


2° (Ex: 1 arbitro e 1 representante) mandado pela organização do campeonato acima de 18 anos, com toda a documentação referente ao jogo, sumulas, regulamento. Etc....)
 

4 categorias– 75.00 (por escola envolvida – total de – 150.00 (cento cinquenta reais).
3 categorias- 60.00 (por escola envolvida total de 120.00 (cento vinte reais)
 
2 categorias – 50.00 (por escola envolvida total de 100.00 (cem reais)






3° ( Ex 2 ARBITRO e 1 representante) mandado pela organização do campeonato acima de 18 anos, com toda a documentação referente ao jogo, sumulas, regulamento. Etc....)
 


4 categorias– 115.00 (por escola envolvida – total de – 230.00 (duzentos trinta reais).
3 categorias - 90.00 (por escola envolvida total de180.00 ( cento e oitenta reais)
2 categorias – 75.00 (por escola envolvida total de 150.00 (cento cinquenta reais)


ARTIGO 20º - PREMIAÇÃO POR CATEGORIA
 
a) Campeão – Troféu + 20 medalhas
b) Vice-campeão – Troféu + 20 medalhas
c) Terceiro colocado – Troféu + 20 medalhas
d) Melhor goleiro das finais – Troféu
e) Artilheiro – Troféu



CONSIDERAÇÕES FINAIS

ARTIGO 21º - Caso haja coincidência na cor das camisas o time mandante será obrigado a trocar o seu uniforme, ou apenas colocar colete para facilitar.

ARTIGO 22º - A escola mandante da rodada terá que possuir campo com alambrado, onde só poderão permanecer o arbitro da partida, atletas relacionados e comissão técnica, e a equipe será responsável pela segurança dos mesmos, sendo que havendo qualquer problema na ordem disciplinar principalmente com agressão física direcionado ao arbitro ou prejuízo financeiro ( quebrar o vidro do ônibus da escola visitante a equipe infratora perdera 1 (um) mando de jogo na sua tabela, se o caso vier a se repetir a escolinha será eliminada da competição, por falta de disciplina e espírito esportivo.
 

ARTIGO 23º - Para cada rodada a equipe mandante terá que fornecer 03 bolas em bom estado com peso e tamanho compatíveis para a idade e a categoria.

ARTIGO 24º - As equipes participantes do campeonato ficarão cientes e obrigadas a seguir e cumprir o presente regulamento.

ARTIGO 25º - A tabela do campeonato com os jogos locais e horários só será divulgada após a confirmação por parte de todas as escolas interessadas a participar.

ARTIGO 26º - Os casos omissos a esse regulamento serão avaliados pela comissão do campeonato que agirá sempre com o maximo de bom senso em suas decisões.
 




FATO IMPORTANTE

Atletas federados em equipes profissionais não podem participar do campeonato, somados a equipe do Trieste. Se esse fato vier a acontecer com alguma Escola dentro do evento, a 1ª vez a equipe perderá os pontos e o atleta será eliminado da competição, no caso de reincidência a Escola terá a categoria que reincidiu o fato eliminada.
OBSERVAÇÃO: O atleta a partir do momento da sua liberação de alguma equipe profissional apresentando a carta liberatória poderá ser inscrito em qualquer equipe participante da competição.
 







TERMO DE COMPROMISSO E RESPONSABILIDADE




Eu _____________________________________________________ professor da escola de futebol ___________________________________________ estou ciente deste regulamento e pretendo cumprir até o final desta competição sem qualquer tipo de questionamento, pois participei da elaboração destas regras e por isso estou de pleno acordo com a formula que foi elaborada.



Para maiores informações, contactar com o professor Edson Maciel nos fones:
92-16-21-78 ou 3249-34-93.